Volume
Redes
Sociais
JUSTIÇA ELEITORAL PROMOVERÁ MUTIRÃO DA BIOMETRIA EM TUPÃ E BASTOS
30/11/2017 - 23h16 em LOCAL

Nos dias 2 (sábado), 8 (sexta-feira), 9 (sábado) e 16 (sábado) de dezembro, será realizado o Mutirão da Biometria Cartório Eleitoral em Tupã e no Posto Eleitoral de Bastos. O comunicado foi feito, através de Ofício -Circular n. 14/2017, do juiz Fábio José Vasconcelos da 184ª Zona Eleitoral de Tupã. Os atendimentos serão realizados em horário especial: das 09h00 às 18h00 na sede do Cartório Eleitoral em Tupã; e das 09h00 às 17h30 no Posto Eleitoral de Bastos.

“Ressalto que nos dias de realização do Mutirão da Biometria - que objetiva a realização do cadastramento biométrico e será em todo o Estado de São Paulo - estará dispensado o agendamento prévio, sendo o eleitor atendido por ordem de chegada, com a possibilidade de distribuição de senha nesses dias, caso se verifique grande procura por parte do eleitorado” informa o juiz Fábio José Vasconcelos.

O cadastro biométrico tem a  finalidade de identificar o eleitor pelas digitais ao votar através de um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas - não existem duas impressões digitais iguais.

O eleitor deve levar comprovante de endereço (conta de luz, água, conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome do eleitor e endereço e seja recente - dos últimos 3 meses); um dos documentos de identificação (RG original; carteira de trabalho ou previdência social; carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal - OAB, CRM, CREA, etc -; certidão de nascimento ou certidão de casamento.3); e título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

Agendamento eleitoral

O juiz eleitoral lembra ainda que o alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Os documentos necessários para alistamento são os seguintes: comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, água, conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente- dos últimos 3 meses); um dos documentos de identificação relacionados - RG original; Carteira de trabalho e previdência social; Carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou certidão de nascimento ou certidão de casamento. Para o primeiro título, homens com idade entre 18 e 45 anos devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

Fábio José Vasconcelos explica que a inscrição eleitoral habilita o cidadão a participar da vida política de sua comunidade. “Lembramos que a inscrição e o voto são obrigatórios para os que têm entre 18 e 70 anos. O título é exigido em várias ocasiões, como por exemplo: pelo empregador no momento de sua contratação; após cada eleição, para comprovar a quitação eleitoral; para tirar ou renovar o passaporte; para tirar CPF e cadastramento de contribuintes isentos (pela internet); para matrícula em colégios e faculdades; para inscrição em concurso público e, ocorrendo aprovação no mesmo, para posse no cargo, entre outros”.

O Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Mandaguaris, 106, Centro de Tupã. O Posto Eleitoral de Bastos está localizado na Rua 7 de setembro, 450, Centro de Bastos, (Prédio do Procon) e atenderá exclusivamente os eleitores bastenses. Maiores informações, por meio site do Tribunal Regional Eleitoral – www.tre-sp.jus.br ou pelos telefones (14) 3496-8156 e (14) 3491-3314).

 

Redação Bastos Já - com informações da 184ª Zona Eleitoral, da Comarca de Tupã

COMENTÁRIOS