Offline
Racionais MCs: doc mostra como a trajetória do grupo se relaciona com a história do Brasil recente
17/11/2022 11:37 em Entretenimento

Registro “Racionais: Da Ruas de São Paulo Pro Mundo” foi dirigido por Juliana Vicente

A história da música brasileira mudou quando o grupo de rap de São Paulo, Racionais MCs, alcançou o grande público. Mudando também a história do movimento hip-hop brasileiro, o quarteto soube, como poucos artistas, traduzir o inconsciente coletivo do povo periférico dos grandes centros urbanos. Do final dos anos 80 até agora, Mano BrownEdi RockKL Jay e Ice Blue contaram a história recente do Brasil através de discos e – principalmente – de pausas.

O documentário “Racionais: Da Ruas de São Paulo Pro Mundo — que estreou nesta quarta-feira (16) na Netflix — mostra o encontro e o entrosamento de duas talentosas duplas, uma da Zona Leste (Brown e Blue) e outra da Zona Norte (Edi e Kleber), no centro da capital paulista. O registro ainda retrata a frustração dos jovens com a demora para o lançamento do EP de estreia, “Holocausto Brasileiro“, e a relação conflituosa do discurso do grupo com a polícia militar – algo que começou no pós-ditadura e perdurou por décadas.

A peça audiovisual é feliz ao traçar uma linha do tempo que evidencia a diferença narrativa e sonora entre os discos lançados, focando na produção do rap e na relação dos integrantes com a arte e a periferia. Além disso, o projeto demonstra como as mudanças socioeconômicas impactaram as escolhas do grupo – a exemplo a preocupação política de uma parcela racista da sociedade com o crescimento do povo preto no Brasil nos anos 1980 e os impactos das políticas sociais do primeiro governo Lula, que aumentou o poder de compra das famílias mais pobres.

Em um momento em que a postura política de rappers é questionada por fãs que não entenderam o movimento, Mano Brown fala da relação que ele estabeleceu com o Movimento Negro Organizado nos anos 90 e do papel dos Racionais em conectar a juventude que não tinha acesso a informação ao movimento social da época. “Tinha que unir duas coisas que tinham tudo a ver estar juntas, mas estavam separadas“, explicou o artista.

Misturando depoimentos com registros antigos, o doc também acerta ao abordar a musicalidade e a experiência de canções e discos de sucesso — como a virada de sucesso por meio de “Homem Na Estrada“, que dominou as rádios de todo país, e os dramas essenciais enfrentados durante a divulgação do aclamado “Sobrevivendo no Inferno“, responsável por um hiato de quase cinco anos dos Racionais até a chegada do “Nada Como Um Dia Após o Outro“, em 2002.

Fim de Semana no Parque“, “Diário de um detento” “Vida Loka“, “Cores e Valores” e  “Negro Drama” são algumas canções que entoam o documentário, que não deixa de abordar o fático show na Virada Cultural de 2007, interrompido por um confronto entre policiais e o público. Eliane Dias, empresária do grupo e esposa de Brown, concede um importante depoimento sobre o episódio sugerindo uma armação das autoridades a fim de proibir o grupo de se apresentar em São Paulo. O Racionais MCs retornou à Virada em 2013 por intermédio dela.

“Pode deixar a polícia lá atrás. O Racionais se comunica com o povo. Eles ficam num canal, parece um cordão umbilical”, teria argumentado Eliane ao negociar com a curadoria da Virada a volta do grupo ao centro de São Paulo.

A direção e o roteiro de “Racionais: Da Ruas de São Paulo Pro Mundo” são de Juliana Vicente (“As Minas Do Rap”). Mais do que entender a história resumida do maior grupo de rap do país e um dos maiores do mundo, quem assistir o documentário disponível na Netflix entenderá a história do Brasil recente e como as mudanças socioeconômicas alteraram a perspectiva de pessoas periféricas no país. O filme é um retrato da arte enquanto ferramenta de transformação social, essencial e moral de um povo. Racionais MC’s é um fenômeno brasileiro.

Leve, intimista, descontraído e ao mesmo tempo, informativo. Estreia na noite desta quinta-feira (19) o “Podcast POPline”, novo projeto audiovisual original do Grupo POPline. A iniciativa busca explorar mais uma importante frente de conteúdo estratégica do veículo, além da soma entre o pioneirismo da noticiabilidade com a expertise de quem acompanha todos os passos e o crescimento dos artistas da música Pop, do Brasil e do mundo. E nada melhor do que começar com uma grande estrela como convidada, não é mesmo?

O primeiro episódio em formato especial recebe a maior artista Drag Queen do mundo, com mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 12,6 milhões de seguidores no InstagramPabllo Vittar. Apresentado pela jornalista Mari Pacheco e excepcionalmente pela diretora Talita de Alencar, o podcast será lançado no canal oficial no YouTube às 19h. Se inscreva para ficar por dentro e não perder nenhum conteúdo!

Os próximos episódios contarão com um toque de humor, que deixarão os papos ainda mais divertidos e intimistas. A Jornalista e Head de Projetos Documentários/Não-Ficção e Originals do POPline/KondZilla, Mari Pacheco, estará à frente do “Podcast POPline” ao lado da Criadora de Conteúdo e Comunicadora Sasha Vilela.

O projeto terá uma divulgação especial nas redes sociais do veículo InstagramTwitterFacebook e TikTok e em breve, os próximos artistas convidados serão anunciados

fonte: POPline

 

COMENTÁRIOS